Odontopediatria

O que é a Odontopediatria?

Odontopediatria é a especialidade da Odontologia que se preocupa com os cuidados da boca e dos dentes dos bebês e das crianças até a completa troca dos dentes. Estes cuidados vão além do tratamento da cárie e envolvem a educação e motivação das crianças e seus responsáveis.

Higiene Bucal

Bebês: Início da escovação quando o primeiro dente nascer;
Crianças: Deve ser realizada a escovação dos dentes após as principais refeições (café, almoço e jantar), com atenção especial à última escovação, que deve ser feita antes de dormir. A necessidade da utilização do fio dental deve ser avaliada individulamente pela odontopediatra.
Adultos: Realizar a escovação após as principais refeições e fazer o uso do fio dental diariamente após a última refeição.

Anestesia em odontopediatria

Um dos aspectos mais importantes para o tratamento de crianças é a eliminação das causas que possam provocar dor. Para que tais problemas não ocorram, quando necessário, indica-se a anestesia local. Com isso, o tratamento pode ser concluído mais rapidamente, com uma melhor qualidade, e a criança estará tranqüila e sem dor.

Usualmente, não há contra-indicação para anestesiar crianças com pouca idade, desde que os aspectos gerais de saúde tenham sido cuidadosamente analisados durante a entrevista com os responsáveis. Algumas vezes a anestesia deve ser reavaliada quando o paciente for alérgico.

Radiologia em odontopediatria

A radiologia é um importante método auxiliar no tratamento odontológico de crianças. Através dela pode ser identificado cáries, ausências de dentes, dentes com fraturas entre outros problemas.