• Dra. Cris Cunha

Gravidez: cuidados especiais com a saúde bucal

Muitas mulheres simplesmente sequer imaginam a relação entre saúde bucal e complicações na gravidez. Mas a verdade é que se você está planejando engravidar, deveria fazer uma consulta urgente no dentista o quanto antes.


Muitas vezes, mulheres que têm doenças gengivais durante a gestação, podem dar a luz a crianças prematuras e de baixo peso. Ainda não se sabe o porque e a ciência ainda precisa desenvolver mais pesquisas na área, mas muitos profissionais acreditam que essas doenças aumentam os níveis dos fluidos biológicos que estimulam o trabalho de parto. Portanto, para mulheres que desejam engravidar é bom ir ao dentista verificar se tem alguma doença e se tem necessidade de iniciar algum tratamento pré-gestação.



Uma dica que parece básica mas que não é, é que durante o período gestacional se cuide muito bem da higiene bucal, por isso atenção redobrada a escovação e ao fio dental! é muito importante que a área onde os dentes e a gengiva se encontra esteja sempre bem limpo!

Também é importante lembrar de avisar ao dentista que está grávida na consulta, afinal, normalmente, radiografias, anestésicos, e antibióticos não são receitados durante o primeiro trimestre da gravidez, a não ser que sejam realmente necessários.


No caso da mulher ser gestante é de extrema importância que seja acompanhada por um dentista durante o pré-natal. Se for seu caso, procure já um!


Espero que tenham gostado do texto! Se ficou alguma dúvida, podem deixar um comentário aqui ou no facebook ou no instagram que eu respondo! :)

Dentistas em Botafogo

2020 - Dra. Cris Cunha - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Toco me Voy