• Dra. Cris Cunha

Importância do Flúor na Água de Abastecimento

Atualizado: 22 de Fev de 2019


Adoro dividir essa história que mistura a minha área de odonto com saúde pública, bem interessante, vejam: uma cidade chamada Windsor, localizada em Ontário, no Canadá, fez uso de flúor na água de abastecimento durante 50 anos, até que em 2013, após uma votação do conselho Municipal, foi determinado o fim dessa prática.


Em 2018, foi realizada uma pesquisa (pela Oral Health Report) na região, e constatou-se um aumento de 51% dos casos de cáries entre crianças, quando comparados aos anos de 2011 e 2012.


Isso comprova a importância do flúor para a proteção dos dentes! Ele está presente em enxaguatórios bucais e pastas de dentes e ajuda o esmalte dos dentes no início do processo carioso. Muitos países não adicionam o flúor na água de abastecimento mas no caso de Windsor, em que a população estava acostumada após tantas décadas, o impacto de não ter mais a substância adicionada foi sentido - a decisão citada no começo do texto foi cancelada na cidade de Windsor e custará aproximadamente 800 mil dólares canadenses para novos investimentos.


Segundo a Organização Mundial de Saúde, a água fluoretada é recomendada para a saúde. Reafirmando aqui a importância do uso do flúor seja na água encanada (via cia de água de cada cidade) ou utilizando através de produtos adquiridos nas farmácias - o importante é realmente fazer uso :)


Gostaram de saber essa curiosidade?

Além das dicas, vou sempre tentar trazer informações sobre saúde e odontologia por aqui!

Beijos, Dra Cris Cunha

Acompanhe minhas dicas aqui no blog e também nas redes sociais.

*Fonte da pesquisa: Revista Exame de 19 de dezembro de 2018.


Dentistas em Botafogo

2020 - Dra. Cris Cunha - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Toco me Voy