• Dra. Cris Cunha

Tirar o siso ou não? O que realmente é melhor?

Atualizado: 23 de Jan de 2019

Muita gente tem dúvida se é necessário extrair o siso ou não. Então nesse post, além de responder essa pergunta, vamos te dar algumas informações que você precisa saber sobre o siso!


devo ou nao extrair o siso

O que é o siso? Pra que serve?

Charles Darwin propõe em sua Teoria da Evolução que nós humanos (e todas as espécies) sofremos mudanças na nossa estrutura fisiológica ao longo do tempo.

Com isso vamos perdendo características físicas que não utilizamos.

Os sisos são um bom exemplo da Teoria :) Eles são uma herança dos nossos ancestrais mais primitivos, que usavam para triturar os alimentos que, além de serem consumidos crus, eram mais duros. Com a evolução e mudança nos padrões de alimentação, bem como no modo de preparo de nossas refeições, esses dentes foram perdendo sua função.



Quando o siso nasce?

Os sisos são os últimos molares que aparecem lá no fundo de cada lado da boca, na arcada superior e inferior. Costumam nascer a partir dos 16 anos, e é importante lembrar que nem todo mundo tem esses dentes. Um adulto pode apresentar 1, 2, 3, 4 ou nenhum siso.


O que é siso incluso?

São dentes que não conseguem nascer, e por isso não atingem a sua posição normal no tempo esperado.


É sempre necessário extrair?

Não, nem sempre eles devem ser removidos. Quando tem falta espaço na arcada dentária, pode fazer com que o siso fique mal posicionado, deitado ou torto. Nesses casos, assim como nos casos dos sisos inclusos, a extração é necessária.

Quando os sisos erupcionam e se encontram muito tortos ou mal posicionados, eles são mais facilmente “cariados” pela dificuldade que as pessoas têm em higienizar. Por isso, também da necessidade de extração.


Quando extrair o siso?

Para responder quando extrair devem ser feitas radiografias específicas, e em alguns casos tomografias junto com um bom exame clínico no consultório odontológico. Outros fatores como a saúde geral da pessoa também devem ser avaliados para que a cirurgia seja feita com sucesso.


Como é feita a extração do dente?

A extração dos sisos vai depender da posição que eles se encontram na boca, e a proximidade com estruturas importantes. Cada caso é um caso e deve ser avaliado com cuidado.

Beijos,


Dra Cris Cunha Odontologia Botafogo

Acompanhe minhas dicas aqui no blog e também nas redes sociais.